quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Desobrigação do diploma de Jornalismo

A notícia já é velha mas as dúvidas quanto a essa questão ainda são bem recentes. Há um ano foi aprovada em comissão da Câmara no Supremo Tribunal Federal a não exigência do diploma para exercer a função de jornalista. Essa decisão foi questionada por muitos e várias polêmicas surgiram logo a seguir.
Nós, estudantes de jornalismo acabamos sofrendo críticas sem fundamento por pessoas ignorantes que viram isso como um, agora, estudo inútil. Vamos colocar esse assunto em questão novamente.
Então quer dizer que qualquer idiota pode trabalhar como jornalista? Ora, sejamos sensatos. Em primeiro lugar uma pessoa com um conhecimento adequado obtido durante o estudo nem se compara a um qualquer que se diga jornalista apenas por escrever bonito.
Esse fato soou com tanto impacto que as pessoas nem se deram conta de que, se levar ao pé da letra muitas outras profissões não exigem diploma e isso a muito tempo. Administração não exige. Publicidade não exige. Agora, vamos parar para pensar: Quantas pessoas anualmente se matriculam em universidades para essas profissões? É, são muitas, e é um número que vem crescendo constantemente. Por quê? Por que elas querem adquirir conhecimento, prática, especialização, e além de tudo sabem que, no mercado de trabalho, a empresa vai dar muito mais valor a alguém que tenha esse estudo. Eles não são idiotas. Querem o que é melhor para a empresa e vendo um candidato preparado, eu digo estudado e com bagagem de conhecimento sobre a área, não irão pensar duas vezes se compararem a algum outro que da noite para o dia se considere jornalista. 
Ah, eu sou blogueiro, sou um jornalista! Devemos rir disso.É nada. Eu mesmo, Thaís, sou blogueira para praticar e expôr minhas ideias, mas estou estudando jornalismo porque gosto e porque sei que isso será e já está sendo importante para mim, e sei que ainda não estou preparada para essa função, mas que daqui alguns anos, com certeza vou ser!
Espero agora que quem veio nos criticar se dê conta do que realmente é importante. Sonhamos alto e não vamos dar ouvido àqueles que vêm dizer que não vai dar certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário