quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Les Aventures Extraordinaires D'Adèle Blanc-Sec

A cada novo filme que chega na locadora, fico imaginando uma pessoa cujo trabalho é traduzir (sem fidelidade nenhuma) os títulos das mídias. Ela deve odiar cinema, e por isso detona totalmente os nomes originais, substituindo-os por ditados populares ou frases tolas como amor ao acaso, amor por acaso, jogo do amor, amor e outros desastres, e aí por diante. 
O último soco no estômago veio de um filme estrangeiro. Cá entre nós, filme estrangeiro já é por si só uma luta para atrair o público, já que a maioria segue a linha alienante dos hollywoodianos, e dispensa qualquer película que não tenha ninguém famoso, ou que os nomes dos atores tenham mais consoantes que vogais. Aí, estes "profissionais" chegam, mudam a capa do filme para uma imagem que você pode olhar mil vezes, e não entende qual era a intenção deles, e trocam o título para mais uma frase que não tem nada a ver com a história. 
Este foi o caso de "Les Aventures Extraordinaires D'Adèle Blanc-Sec", uma aventura bem-humorada com o típico humor europeu e o charme francês. A trama é uma adaptação dos quadrinhos para a telona, no qual a repórter Adèle Blanc-Sec fez sucesso como a heroína em nove volumes da saga, entre 1976 e 2007, e agora é a protagonista no cinema, interpretada por Louise Bourgoin. Os efeitos especiais são muito bem feitos, e a Paris do início do século XX também foi bem retratada. Ah, e destaque para as múmias, que estão incríveis. 
Infelizmente, aqui no Brasil a adaptação ganhou o nome de "As múmias do faraó" (???), e o cartaz é inacreditavelmente sem-graça. Ao lado de Adèle, está um cara que nem sequer apareceu no filme. Talvez esta tenha sido uma infeliz tentativa de fazer com que o filme pareça americano. Enfim, não julgar o livro pela capa vale para todas as horas, e cabe a nós prestar mais atenção nos detalhes para não se deixar levar pelas aparências. 






















    O CARTAZ NA FRANÇA                                         O CARTAZ NO BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário