sexta-feira, 27 de maio de 2011

A banda mais bonita da cidade

Bom, a princípio minha intenção aqui não era a de ficar repetindo assuntos, e tornar o blog algo muito específico. Sei que já falei sobre música recentemente, e sobre a sensação que ela nos traz, e blá blá blá. O problema é que (na verdade isso não é um problema), quando coisas boas aparecem pelo caminho, não podemos deixar passar .A música da vez entra novamente em foco.

A banda mais bonita da cidade deu o ar de sua graça no youtube há pouco menos de um mês. A música Oração tem mais de 2 milhões, isso mesmo, 2 MILHÕES de visualizações no site de vídeos, que conquistou, garanto, todos os corações. Uma letra simples, bonita, e que gruda na cabeça da gente em questão de segundos. 

O barato da banda é que ela é totalmente independente. Além das gravações, seus componentes tocam em outras bandas, e amigos quase sempre estão presentes nas músicas, sem fazer parte da banda. Os membros "oficiais" são Uyara Torrente (vocal), Vinícius Nisi (violão e teclado), Rodrigo Lemos (ukulele e guitarra), Diego Plaça (violão e baixo) e Luís Bourscheidt (percussão e bateria). Com exceção da vocalista, são todos formados em música ou produção musical e, é... eles entendem da coisa. Agora, o melhor de tudo: são paranaenses!

Ah, que orgulho saber que o Paraná não espirra apenas duplas sertanejas e afins. Sim, há coisa boa por aqui. Os curitibanos (e viva a capital!) são apontados como a primeira manifestação de um movimento musical, os "Novos Curitibanos". Neles, observa-se a clara referência da banda Beirut, e o canto de Uyara se destaca como aquela voz gostosa de ouvir, tipicamente brasileira, tom que você só encontra em cantoras nacionais.

Agora, quanto à Oração, pode-se perceber um ar de descomprometimento, como o qual "ei, vamos juntar uma galera e cantar juntos!?". Seis minutos filmados em plano-sequência, ou seja, a ação toda sem cortes, em uma casa simplesmente maravilhosa, cedida pela amiga que aparece tocando bandolim. Falando em amigos, nada como ter um grupo de amigos tão grande, com tamanho bom gosto musical. Além das vozes, há guitarras, violões, viola, bandolim, flauta, piano infantil(?), e uma infinidade de instrumentos. O pessoal é descolado, cheio de estilo. Um ar cool sem esnobismo. A letra é facil, bonitinha (realmente muito fofa), e marcante. É uma daquelas músicas capaz de mudar o seu humor, e te deixar zen, todo bobo, alegre, vendo purpurina e flores caindo do céu.

Voltando a realidade, é claro que a banda está aproveitando o seu momento para agendar shows e mais shows, e não duvido que já haja muita gravadora nos seus calcanhares. Dá vontade de comprar um violão, colocar a flauta embaixo do braço e ir pra Curitiba bater na porta deles para ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário