quinta-feira, 3 de março de 2011

Não bebo mesmo, algum problema?

Hoje assisti a uma reportagem no jornal RPC TV, a respeito dos jovens que optam por não beber, e sua relação com amigos e colegas. Durante uma entrevista, dois jovens acadêmicos apresentaram os seus motivos por não entrar na onda dos colegas e "encher a cara". O rapaz, não bebia por ser atleta, e coloca sua condição em primeiro lugar, justificando que isso atrapalha em seu desempenho como esportista. A jovem, preza pela saúde, e simplesmente não gosta, e ponto final.
É um assunto curioso, já que, durante a vida acadêmica, uma das maiores pressões do jovem é ceder ou não aos caprichos do álcool. Faço parte dessa (acredito eu) minoria. Não bebo mesmo, e daí? Algum problema? Odeio o gosto, a sensação que ela traz. Acho ridículo a posição em que uma pessoa bêbada se sujeita. A maneira como ela se comporta. O cheiro. O assunto "bebida", é desconfortante. "Ah, hoje eu vou sair e encher a cara!" É, é isso mesmo. Não é "sair e curtir com meus amigos", "sair e se divertir". É sair, tomar um porre, se achar foda por isso, passar mal, vomitar, e estar no outro dia se vangloriando pelo feito aos, talvez, amigos, que por sua vez, se impressionam com a quantidade de copos ele virou, e se achar capaz de fazer melhor. 
Respeito pessoas que bebem socialmente, como um complemento, ou só para acompanhar. Respeito mais ainda as que bebem, por mais que for, mas retribuem o respeito ao que prefere não tomar nada. Mais ridículo do que beber, é não ter respeito pelos que não bebem. Sacanear, rir, falar mal, achar fresco, ou tradicionalmente "tirar sarro".
Além de tudo, vem o respeito. Assim como eu devo respeitar qualquer um que prefira se sujeitar às condições que um bêbado se sujeita - e que ache isso bonito - ele deve respeitar igualmente quem não goste da bebida.
Quase tudo é uma opção na vida das pessoas. Ter o poder de escolha é um dos maiores benefícios de um ser humano, e o "não" é para ser usado. Pensar em si em primeiro lugar não é egoísmo. É inteligência. Diga não a bebida se realmente não quiser, e se seus amigos respeitarem sua decisão, aí sim fique feliz porque eles são amigos de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário